Tem coisa mais linda nesse mundo do que uma patinha? Não, né? Por isso, devemos cuidar bem delas e tomar alguns cuidados para que estejam sempre saudáveis. Não esqueçam que, diferente de nós, os animais andam descalços e podem acabar machucando as almofadinhas das patas. Veja alguns cuidados que você pode tomar:

Hidratação
Se as almofadinhas do seu pet estiverem rachadas ou ressecadas, peça ao seu veterinário indicações de hidratantes específicos para esse fim. Nunca use hidratantes para humanos no seu amigo.

Unhas
Manter as unhas aparadas é importantíssimo para a saúde das patas do seu pet. As unhas tipo ‘Zé do Caixão’, que se levantam quando encostam no chão, podem causar grande desconforto.

Limpeza entre as almofadas
É importante retirar a sujeira e objetos pequenos que podem ficar presos entre as almofadinhas das patas. Use lenços umedecidos específicos para animais e uma pinça para te ajudar.

Massagem
Quem é que não gosta de massagem? E mais: quem não gostaria de massagear uma patinha macia? Uma massagem nas patas vai relaxar seu amigão e promover uma melhor circulação. Comece com fricção na parte inferior e depois esfregue entre os dedos.

Prevenção
verifique sempre o chão da sua casa à procura de objetos que possam machucar as patas do animal. Uma boa estratégia é andar descalço pela casa. Se você consegue andar sem se machucar, então está tudo bem com o ambiente.

Fonte: Cão Feliz