Ir ao veterinário não é só sobre tomar injeções, ficar em posições desconfortáveis e fazer aquele monte de exame que nenhum pet gosta. O que você precisa entender e tentar ensinar ao seu cachorro é que a visita ao veterinário nem sempre é sinônimo de doença. Muitas vezes ela é sinal de saúde e de cuidados.

Com algumas estratégias, é possível fazer seu amigão curtir a ida à cínica e até encará-la como um passeio.

 

AMBIENTE CHEIO DE AMOR
Todo mundo que está numa clínica veterinária curte bicho. Então esse pode ser uma ótima oportunidade para seu pet interagir com outras pessoas e ganhar um monte de carinho e elogios. Só evite o contato com outros animais que estejam sofrendo com doenças contagiosas.

Se você tem um gato, essa dica pode não ser tão útil, já que nem todos os bichanos curtem a interação com desconhecidos. Mas, se quiser tentar, oriente as pessoas a colocarem a mão dentro da caixa de transporte e esperarem que o gato dê o passo seguinte na aproximação. Se ele não estiver aberto ao carinho, não force a barra.
O PODER DO PETISCO
O reforço positivo tende a funcionar em casos como esses. Faça com que o seu pet associe a ida ao veterinário com um momento em que ele recebe muitos mimos, como petiscos e biscoito. Se a clínica tiver uma lojinha, uma boa dica é comprar um brinquedinho novo após a consulta.

 

A ESCOLHA DO HORÁRIO
Se o problema do seu amigo é o medo de outros animais, procure ir à consulta em horários mais tranquilos, como meio da tarde ou a noite. Evite as consultas nos finais de semana, quando as clínicas e pet shops geralmente estão bem movimentadas.

 

O CAMINHO ATÉ A CLÍNICA
Se seu pet já associou o fato de entrar no carro à ida ao veterinário, você precisa tirar essa ideia da cabeça dele. Faça passeios de carro pela cidade e volte para casa ou procure visitar pracinhas e parques mais distantes da sua casa, para que ele associe o carro também a momentos de prazer. Esse passo pode – e deve! – ser combinado com a dica dos petiscos.

 

LEVE SEU AMIGO PARA PASSEAR NA CLÍNICA
Por que não? Se vocês têm um dia livre, um passeio ao pet shop pode ajudá-lo a desassociar o local a experiências negativas. Visitem o pet shop, interajam com outras pessoas e animais e voltem para casa. Para deixar tudo ainda mais divertido, passe na lojinha e providencie um mimo para o seu amigo!