Uma grande notícia para quem zela pelos animais e quer ver o fim do sofrimento dos bichinhos que vagam pelas ruas, vítimas do abandono. Foi aprovado na sessão desta quinta-feira (26) da Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Indicação 462/15, para que a prefeitura instale o 2º Castramóvel a partir de janeiro de 2016.

Segundo a vereadora Ana Rita Tavares, o serviço itinerante de castração gratuita realiza em média mil castrações de cães e gatos por mês.

O 1º Castramóvel, que durante todo o ano circula pelos bairros mais populosos da capital baiana, já realizou mais de 26 mil castrações. O serviço começou a funcionar em janeiro de 2014.

COMO FUNCIONA?
O Castramóvel estará disponível nos bairros com uma programação que se divide em duas etapas:
Etapa 1 – Cadastro, avaliação física do animal e pesagem;
Etapa 2 – Realização da cirurgia

Etapa 1: para agendar a cirurgia é preciso fazer o cadastro e passar pela triagem que acontece todas as segundas e terças-feiras, das 8h às 12h, onde são distribuídas 40 fichas por dia. É necessário apresentar os documentos com original e cópias de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência no nome do tutor, e a carteira de vacinação do animal com a vacina antirrábica em dia, tomada pelo menos 10 dias antes de castrar (a validade da vacina é de um ano). Só é permitido três castrações por pessoa e o animal tem que ter entre 8 meses e 5 anos de idade, acima de 1 kg e apresentar boas condições de saúde. As fêmeas não podem estar gestantes.

Etapa 2: Castração do animal que acontece nas quartas e quintas-feiras da mesma semana do agendamento.