O Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos da Prefeitura de Salvador, atende até o dia 27 no bairro do Imbuí, em Salvador. A unidade móvel está instalada na Rua Jaime Sapolnik, no setor 2 do Conjunto Guilherme Marback, na Ladeira do Marback.

Para ter acesso ao serviço, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os proprietários dos animais devem estar munidos do original do cartão SUS, documento com foto, comprovante de residência e o cartão de vacinação antirrábica do animal, que pode ser obtido nos postos de saúde municipais. A vacina tem prazo de um ano.

Para estar apto à castração, o bicho deve ter idade entre seis meses e cinco anos e pesar mais de 1,8 kg. Não poderão ser castrados animais doentes, com infestação de pulgas e/ou carrapatos e fêmeas no cio ou prenhes. O cadastramento e a triagem são imprescindíveis para a realização da intervenção cirúrgica nos animais e serão realizados às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h. As castrações serão realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras por ordem de chegada.

Para o dia da castração, o responsável é orientado a chegar a partir das 7h30 com o animal em jejum de 12h de sólidos e líquidos. Pessoas de qualquer bairro de Salvador podem levar os seus animais. O pós-operatório é de responsabilidade do tutor do pet.