Nossa região entra, a partir de agora, num período de temperaturas mais amenas, associadas à chuva. Assim como as pessoas, os animais que moram nas ruas também sofrem muito com os efeitos das mudanças climáticas. Nem sempre eles encontram um local onde se abrigar. Embora possuam pelagem natural para protegerem seu corpo, somente isto, contudo, não é suficiente para mantê-los aquecidos quando as temperaturas caem. 

Quantas vezes passamos pelas ruas nesses períodos e nos deparamos com essa situação? Se não dá para levar o bicho para casa, ao menos é possível minorar o sofrimento com algumas iniciativas práticas e não onerosas.

Veja aqui algumas dicas:

1 – Uma boa e simples ideia emergencial é pegar uma caixa de papelão e cobri-la com um saco plástico grosso e forra-la com um tapetinho. Isto o protegerá o bicho do frio e da chuva. É muito prático e não custa nada. Sabemos que cães e gatos adoram caixas.

casa6

2 – Usando a criatividade, uma simples lata de tinta pode virar uma casinha para um bicho de pequeno porte.  Se puder pinta-la e colocar um forro, é o ideal.

casa5

 3-Sabe aquelas caixinhas de leite que você joga fora? Juntas também podem se transformar em abrigo para um animal sem lar. O bom é que elas são plastificadas e resistentes à água, mas você ainda pode revestir a casinha, depois de pronta, com um plástico de insulfilme para proteger ainda mais da chuva. 

casa4

4 – Bacias plásticas amarradas uma à outra, e com uma abertura frontal também funciona bem para resguardar os peludos. Vale destacar que essas casinhas improvisadas devem ficar acima do chão, e preferencialmente num local onde a chuva não incida com muita força.   

casa 1

5 – Um belo exemplo veio do dono de um posto de combustíveis de Porto Alegre, ano passado. Ele comprou bacias plásticas, forrou com panos e abrigou alguns animais que vivem nas imediações. Essas ideias estão ao alcance de qualquer um, basta ter boa vontade.

casa3