Para garantir a saúde bucal do seu cão, é necessário escovar seus dentes três vezes por semana. Se ficar difícil encaixar esse hábito em sua rotina, tente fazer a escovação pelo menos uma vez a cada sete dias. O ideal é começar quando o seu cachorro ainda é filhote, para que ele já cresça acostumado com o processo.

Para a escovação você vai precisar de escova e pasta apropriadas (encontradas facilmente em pet shops) e petiscos para recompensá-lo depois. Escolha um momento em que seu amigo esteja relaxado e um local em que ele se sinta conrtável. Se ajoelhe em frente ao animal e mãos à obra.

1 – O primeiro passo é massagear as gengivas com os dedos, fazendo leve pressão

2 – Coloque um pouco de pasta em seu dedo e deixe o cão provar

3 – Quando ele se acostumar com a pasta, comece a usá-la junto com a escova. Levante os lábios do cachorro, posicione as cerdas na linha da gengiva e faça movimentos para baixo

Foto: Reprodução / Pets.webmd

Foto: Reprodução / Pets.webmd

4 – Continue a escovação com movimentos circulares. Sangramentos pequenos e ocasionais são normais, mas sangramentos contínuos e em maior volume indicam que é necessário levar seu cachorro para uma consulta com o veterinário

Pronto! Agora tranquilize seu amigo, faça muito carinho e dê alguns petiscos para que ele associe a escovação a coisas boas.