Quem não lembra do cachorro que viralizou nas redes sociais depois de colocar aparelho nos dentes? Para muitos ainda é novidade, mas animais também desenvolvem problemas dentários, que, na maioria das vezes, dificultam o processo alimentar e podem levar o bicho ao enfraquecimento.

Pode parecer fantasioso, mas há casos de malformação dentária que requerem, sim, a implantação de aparelho para correção da arcada dentária.

MAS COMO EU POSSO SABER SE MEU PET PRECISA DE APARELHO?
“Nem sempre é fácil para o proprietário perceber as alterações, mas passar a pata na boca ou esfregar o focinho no chão pode indicar a necessidade de tratamento”, explica o veterinário Alexandre Venceslau, da VetDent, em entrevista à Pet Mag. Em alguns casos, a alternativa é o aparelho ortodôntico.

A VIDA COM O APARELHO
O aparelho dentário não interfere na qualidade de vida do animal, mas nem todos estão aptos ao tratamento. “Pacientes que mordem tudo devem ser avaliados quanto a real necessidade do tratamento, bem como a sua viabilidade”, explica Venceslau. Os donos também são avaliados, já que o aparelho exige um alto grau de comprometimento do tutor com a manutenção.

E não esqueça: somente um veterinário poderá fazer a avaliação correta da situação do seu animal.