Ele tem muito mais seguidores do que muitos de vocês que estão aqui lendo essa matéria – já são mais de 56 mil pessoas acompanhando as postagens de Chico (@chico_auau), o shih tzu mais famoso de Salvador. Nessa entrevista exclusiva para o Mundo das Patas, ele fala sobre a fama, que chegou naturalmente. Sua mãe, Aninha Peixoto, teve a ideia de criar uma conta para postar fotos e vídeos do cotidiano e, aos poucos, Chico foi ganhando o carinho dos seguidores.

chico auau entrevista cachorro celebridade

Você gosta de ser fotografado e se comporta na hora das fotos?
Eu não amo tirar fotos, mas já me acostumei. De dez fotos uma fica boa! A minha mãe é persistente!

As pessoas te reconhecem na rua?
Sim! Já aconteceu algumas vezes! E é muito engraçado! Parece que estão encontrando alguém realmente famoso!

Já fez algum ‘aumigo’ através das redes sociais?
Sim! Eu fiz muitos amigos através das redes sociais, tanto humanos quanto pets.

Você ganha muitos presentes?
Ganho muitos presentes, sim, principalmente da minha mãe e dos meus parceiros! Adoro quando chega uma caixa dos Correios pra mim! Faço a maior festa! Brinquedos barulhentos são os meus favoritos!

Quais são seus programas e brincadeiras preferidas?
Eu amo passear nas pracinhas e nos pontos turísticos aqui de Salvador! Sempre que posso acompanho a minha mãe nas programações dela! Eu mais três amigos temos um Instagram (@aquipodedogs) com dicas de estabelecimentos petfriendly em Salvador e regiões próximas. Sempre me comporto muito bem! Pena que aqui em Salvador tem tão poucas opções que nos aceitem.

Quais dicas você pode dar para outros pets que querem ser famosos?
Acho que a melhor dica é caprichar na qualidade das fotos e no bom humor das legendas!

Você foi adotado. Tem alguma lembrança de como era sua vida antes da adoção? O que mudou depois que passou a viver com Ana?
Sim! Eu fui adotado aos 8 meses. A minha mãe me adotou com úlcera de córnea no olho esquerdo, doença do carrapato, anemia e dermatite. Hoje sou amado e saudável! Tudo mudou! ❤️

Você é contra a venda de animais de estimação?
Eu sou a favor da adoção! Adotar tem inúmeras vantagens! A principal é que você dará a um animal abandonado uma família e ele será eternamente grato por isso! E você também não pagará pelo animal, apenas pelas necessidades do dia a dia. Mas não sou contra a compra de animais de estimação, desde que feita com muita responsabilidade. Acho que quem quer comprar um animal tem que ter boas referências do canil, ter indicação de um veterinário de confiança, procurar o contato de quem já adquiriu animais naquele canil, ir conhecer o local pessoalmente, reparar na higiene e nas condições dos animais… Enfim, investigar! Isso para não financiar os criadores de fundo de quintal que exploram os animais com o único objetivo de lucrar.

Que recado você daria para quem está pensando em ter um novo amigo animal em casa?
Eu diria que pense muito bem antes de ter um animal de estimação, pois isso requer muita responsabilidade. Além de amor incondicional, nós também damos despesas. Precisamos de uma alimentação de qualidade e cuidados veterinários. Não somos objetos que podemos ser descartados no primeiro problema de saúde, muito menos porque a família vai viajar e não pode nos levar.Somos parte da família e devemos ser tratados com amor, dignidade e respeito.