“Achei um gato na rua, levei para casa e dei leite”. Quem nunca ouviu essa frase? Mas será que o leite de vaca, que geralmente temos na nossa geladeira, é realmente indicado para gatos?

INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Quando nasce um gatinho, ele se alimenta de leite materno, assim como acontece com todos os mamíferos. No entanto, após o desmame, boa parte dos gatos desenvolve intolerância à lactose, porque, com o crescimento, o organismo do felino diminui a produção da enzima necessária para digerir o açúcar do leite.

Ao beber leite, um gato intolerante à lactose pode vomitar e ter diarreia e, consequentemente, ficar desidratado ou desnutrido.

Se o seu gato bebe leite e não passa mal, pode ser que ele faça parte do pequeno grupo de felinos que não desenvolve a intolerância. Mas pense bem: por que você daria leite de vaca para um gato? O leite não é um alimento necessário ao organismo dos animais que já desmamaram.

Se sua intenção é fazer um agrado para o seu animal, substitua a bebida por rações úmidas, em patê ou sachê, que é rica em nutrientes e eles adoram! Só não esqueça que a ração úmida não pode substituir a seca e deve ser consumida sem excessos.

MAS EU ENCONTREI UM FILHOTE NA RUA. E AGORA?
Se você resgatou um filhote sem mãe, pode procurar por leites especiais em pet shops, desenvolvidos especificamente para esse fim. Se não encontrar ou não puder comprar, ofereça água e ração pastosa para filhotes.

EU POSSO DAR COMIDA CASEIRA?
Não, não pode! Os temperos da nossa comida são prejudiciais à saúde dos animais. Se você tem interesse em alimentação natural para o seu pet, procure um veterinário especializado para que ele possa criar uma dieta para o seu amigo e te orientar sobre o preparo dos pratos.

Fonte: Cachorro Gato