Em junho, Salvador realiza o sonho de ter Serviço Móvel de Atendimento de Urgência Veterinário. O primeiro SamuVET da Bahia será lançado no próximo dia 10 e atuará com uma equipe de veterinários prestando primeiros socorros a animais que forem atropelados, sofrerem algum tipo de agressão ou necessitarem de atendimento clínico de urgência.

A ideia é que, a exemplo do funcionamento do SAMU para humanos, o veterinário também possibilite ao animal a primeira assistência ainda na ambulância, e depois encaminhe o paciente para a Clínica Veterinária Popular da Pituba, a Clinicão, que atua em parceria com a  ONG Geamo, onde darão continuidade ao tratamento.

O SamuVET foi foi adquirido pelo deputado estadual Marcell Moraes e por sua irmã Marcelle Moraes, presidente da Geamo. “Estamos muito felizes por colocar esse serviço inovador em prática, garantindo mais essa importante conquista para os anjos de quatro patas. Vamos ajudar ainda mais os animais de rua”, comemora o parlamentar.

O equipamento passa pelas últimas adequações e treinamento dos profissionais envolvidos para entrar em operação. O número através do qual a população fará as solicitações ainda está sendo definido.

BRASIL
O projeto não é novidade no país.  Já existe serviço similar funcionando em algumas cidades do país, a exemplo de Porto Alegre, onde entrou em operação no mês de abril. Lá, o SamuVET é coordenado pelo Centro de Bem Estar Animal, órgão municipal que acolhe animais de rua e coloca para adoção. Ao receberem uma chamada de resgate, o centro faz a triagem para atender os casos mais graves, uma vez que a capacidade de atendimento ainda é pequena diante da demanda na cidade.

Na capital paulista, projeto do gênero foi aprovado pela Câmara Municipal e aguarda sanção do prefeito Fernando Haddad.